
Um incêndio de grandes proporções atinge a cidade de Pavussu, no Sul do Piauí. A Defesa Civil estadual emitiu, na noite de domingo (3), um "alerta severo" de evacuação para os moradores por meio de mensagens de texto.
Nas mensagens, a Defesa Civil pede que os moradores deixem a área atingida pelo fogo, busquem locais seguros e entrem em contato com a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros em caso de emergência.
De acordo com o coordenador do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegrid) da Defesa Civil, Michell Francisco, o fogo começou em fazendas de Canto do Buriti e se espalhou pela região.
"Houve uma propagação descontrolada durante três dias, que aumentou com a força do vento. [O incêndio] ainda não chegou à zona urbana de Pavussu, mas atingiu comunidades rurais próximas, a 5 km da cidade", disse o coordenador.
Michell afirmou também que a secretaria estadual pediu à Prefeitura de Pavussu um relatório com os danos materiais e ambientais causados até o momento pelo incêndio. Ele alertou ainda para o risco de piora na qualidade do ar.
A Prefeitura de Pavussu informou, em nota, que atua com os bombeiros e a brigada municipal para “conter as chamas e minimizar os danos ambientais e riscos à comunidade”.
O capitão Lucas Xavier, comandante da Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Floriano, disse ao g1 que uma equipe foi enviada para Pavussu ainda na noite de domingo.