
O cruzeiro da antiga igreja de Porto Alegre do Piauí foi recuperado após quase 60 anos da inundação que cobriu a região na década de 1960. Nos dias 30 e 31 de agosto, uma equipe do Corpo de Bombeiros realizou mergulhos no Lago de Boa Esperança, onde antes existia o povoado de Porto Alegre, e localizou o objeto religioso.
As buscas foram realizadas após um pedido da Prefeitura de Porto Alegre do Piauí, que informou ao que o cruzeiro passará por avaliações de especialistas e, em seguida, será levado e posicionado em frente à atual igreja.
"O resgate é motivo de orgulho e emoção, pois simboliza a resistência da fé e a força da tradição, que permanecem vivas mesmo diante do tempo e das águas que transformaram a cidade. Representa mais que um objeto religioso. É um marco histórico", disse o prefeito Avelino Neiva (Progressistas).
Cidade inundada
Em 1967, o povoado de Porto Alegre começou a enfrentar um processo de inundação - justificado pelo avanço da conclusão da Barragem de Boa Esperança, em Guadalupe.
Com o avanço do nível da água, a população precisou deslocar-se para áreas mais altas, dando origem à atual cidade de Porto Alegre do Piauí, localizado 405 km ao Sul de Teresina.
Atualmente, a cidade possui mais de 2,5 mil habitantes.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar