Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  19:42

 Foto: Arquivo Pessoal

O Piauí inicia o período do B-R-O BRÓ sob forte onda de calor e baixa umidade. Entre os municípios que devem registrar temperaturas mais altas estão Campo Maior e Castelo do Piauí, que podem alcançar até 40°C já neste mês de setembro.

Além dessas cidades, outras como Floriano, Oeiras, Alvorada do Gurguéia, Uruçuí, Valença e Piripiri também aparecem na lista de locais mais quentes do estado.

A situação também é crítica quando a temperatura é divulgada por regiões. Na região dos Carnaubais, que reúne Campo Maior e outros 15 municípios, foi apontada como uma das mais quentes do Piauí, com temperaturas elevadas e índices preocupantes de umidade relativa do ar, que devem ficar abaixo de 15%.

Apesar do forte calor e da seca esperada em setembro, a previsão traz um alívio para o mês de outubro, com previsão das primeiras chuvas da pré-estação chuvosa. Devem ocorrer a partir do dia 10 no extremo sul do estado, avançando gradualmente para outras regiões. Em novembro, os modelos indicam chuvas dentro da normalidade no Sudoeste e Sudeste piauiense.

Segundo a meteorologista da Semarh, Sara Cardoso, a população precisa adotar medidas de proteção para não sofrer tanto com as temperaturas.

“O aumento das temperaturas no mês de setembro é um alerta importante. É fundamental que a população mantenha a hidratação e evite exposição ao sol nos horários de pico. O retorno das chuvas em outubro é uma ótima notícia, mas o cuidado com a saúde e o bem-estar deve ser uma prioridade durante todo o período de calor intenso”, disse.

Mais de Campo Maior