Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  20:32

Entre pinturas rupestres de mais de seis mil anos e formações rochosas que lembram animais e templos, estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí, viveram um dia de aprendizado fora da sala de aula.

No último sábado (23), eles participaram de uma excursão ao Parque Nacional de Sete Cidades, em Piracuruca, pelo Projeto Turismo Escolar, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Para a estudante Rafaelly Sousa Rodrigues, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência foi única. “Conhecemos mais sobre as origens do Piauí. Foi uma viagem incrível, que contribuiu bastante para o aprendizado em história e geografia”, disse.

A colega Sara Marques Aroucha também destacou a emoção de conhecer de perto o patrimônio arqueológico do parque. “Cada cidade de pedra possui formas curiosas, algumas lembrando animais, templos e até figuras humanas. Para mim, um dos momentos mais marcantes foi ver as pinturas rupestres e a vista do mirante, que é de tirar o fôlego.”

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressalta que o Turismo Escolar fortalece a aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento e amplia a visão de mundo dos jovens.

“Eles estão tendo a oportunidade de sair de suas cidades e conhecer lugares belíssimos do nosso Piauí, ao mesmo tempo em que reforçam os conteúdos de sala de aula. Além disso, esses passeios aumentam a autoestima e o sentimento de identidade como piauienses.”

Criado em 1961, o Parque Nacional de Sete Cidades possui 26 sítios arqueológicos catalogados pelo Iphan e é reconhecido internacionalmente pelo acervo de pinturas rupestres, testemunhos da presença do homem pré-histórico na região. Além da importância histórica, o parque abriga uma biodiversidade única, onde caatinga e cerrado se encontram.

O Projeto Turismo Escolar tem levado estudantes da rede pública a experiências como essa, unindo conhecimento, cultura e identidade. Em 2024, mais de 750 alunos, de 20 municípios, participaram da iniciativa. Em 2025, o projeto já realizou oito passeios, beneficiando mais de 350 estudantes até o momento.

Mais de Boqueirão do Piauí