
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres, deu início à mobilização para as etapas municipais e territoriais preparatórias à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro em Brasília (DF).
No dia 27 de julho, será realizado na cidade de Campo Maior a etapa municipal preparatória.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquista para Todas”, a conferência tem como objetivo reunir propostas que fortaleçam e ampliem as políticas públicas voltadas às mulheres, a partir de uma perspectiva interseccional. A ideia é garantir voz, inclusão e representatividade a todas as mulheres brasileiras, em sua pluralidade de realidades, identidades e territórios.
Etapas municipais e territoriais
As conferências municipais e territoriais acontecerão entre os dias 10 e 28 de julho, em várias regiões do Piauí. A proposta é promover espaços de escuta ativa, debate democrático e articulação coletiva entre poder público e sociedade civil.
“Essas conferências têm como objetivo consolidar, ampliar e qualificar as políticas públicas de igualdade de gênero. É essencial que os municípios se mobilizem, junto às secretarias e aos movimentos sociais, para garantir a realização dessas etapas locais. Essa é a oportunidade de fazer com que as vozes das mulheres de todos os cantos do estado estejam presentes na construção das políticas que serão levadas à conferência estadual e à nacional”, afirma a gerente de Articulação e Ações Temáticas da Sempi, Adriana Ribeiro.
A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, reforça a importância da mobilização coletiva: “Vamos estar em mais de 100 municípios do Piauí, dialogando com a população, gestoras, gestores e movimentos sociais. Além das conferências municipais e territoriais, teremos também conferências livres, que podem ser organizadas por temáticas ou setores específicos. O importante é garantir que o debate chegue a todos os espaços. Estamos construindo essa agenda com compromisso e diálogo.”
Calendário de Conferências Municipais
10/07 – Amarante
11/07 – José de Freitas
14 e 15/07 – São Miguel da Baixa Grande
22 e 23/07 – Teresina
23/07 – Campo Maior, Luís Correia
24/07 – Sebastião Leal, Guadalupe, Itainópolis, Piripiri, Murici dos Portelas
25/07 – Picos, Floriano, Cristino Castro
28/07 – Canto do Buriti, Esperantina
Calendário de Conferências Territoriais
17/07 – São Raimundo Nonato (Auditório do IFPI)
18/07 – Aroeiras do Itaim (Câmara de Vereadores)
21/07 – Brasileira
22/07 – Monsenhor Gil (Câmara de Vereadores)
25/07 – Curimatá (CETI Desembargador Amaral)
Alguns locais ainda estão em definição. As atualizações serão divulgadas nas redes sociais da Secretaria: @sempimulheres
Acesse os documentos da 5ª CNPM
Eixos temáticos, orientações e material de apoio estão disponíveis no link: Documentos da Conferência – Google Drive
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar