Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  15:39

Trilhos de linha ferroviária são carregados por caminhões em Cocal de Telha, denunciam moradores

Moradores da comunidade Cocalinho, na zona rural de Cocal de Telha, região Norte do Piauí, denunciam que os trilhos da antiga linha ferroviária que ligava Teresina à cidade de Parnaíba estão sendo retirados e carregados por caminhões durante a noite, sem qualquer sinalização de que seja de conhecimento das autoridades.

Segundo relatos de moradores ao Em Foco, os veículos entram discretamente na região e retiram os trilhos, sempre em horário noturno. Os moradores não sabem se a retirada dos ferros foi autorizada, ou se trata-se de um furto de patrimônio público. Boa parte do trecho, inclusive no percurso que corta a cidade de Campo Maior, já não tem mais os trilhos.

HISTÓRIA E ABANDONO

A antiga ferrovia, hoje desativada, foi construída no início do século XX e foi parte fundamental da integração do Piauí, ligando a capital ao litoral, inclusive escoando a carne de gados abatidos no Frigorifico do Piauí em Campo Maior. Operada originalmente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), a linha teve seu uso gradualmente abandonado a partir da década de 1980, culminando na total paralisação nas décadas seguintes.

Apesar da desativação, os trilhos permaneceram por muitos anos, como bens patrimoniais públicos, mas nos últimos anos começaram a ser retirados em diversos pontos da linha ferra. Não se sabe, ao certo, de quem é a responsabilidade de ainda preservar o patrimônio público, se estatal ou alguma concessionária.

De acordo com a legislação vigente, a retirada desse tipo de material deve ser precedida de autorização formal por órgãos como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou a estatal Valec Engenharia, empresa vinculada ao Ministério da Infraestrutura.

Veja o vídeo 

Mais de Cocal de Telha