O prefeito de São Miguel do Tapuio, no Norte do Piauí, Pompílio Evaristo (PSD), tomou posse nesta segunda-feira (5) como presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM).
Pompílio assume o comando da entidade em substituição ao prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra (MDB), que solicitou licença do cargo para tratar de assuntos pessoais. Até então, Pompílio Evaristo exercia a função de vice-presidente da instituição.
Novo presidente defende compensação de 1,5% a prefeituras
Em entrevista à TV Clube, o novo presidente defendeu uma compensação de 1,5% às prefeituras devido à isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Segundo Pompílio, a medida do governo federal beneficia a população, mas também causa uma “perda irreparável” aos municípios e compromete os serviços públicos básicos, principalmente no Piauí e no Nordeste.
“Já temos dificuldades de arrecadação, somos sustentados pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios), Fundeb (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico) e receitas da saúde. No meu município temos uma perda mensal de R$ 200 mil”, disse o prefeito.
O gestor sugeriu que a compensação funcione de modo semelhante ao repasse adicional de 1% do FPM em julho. Ele afirmou que entrou em contato com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, para cobrar o pagamento junto ao Congresso.
Além da compensação, Pompílio garantiu que a APPM vai continuar a debater o fim dos lixões, iniciativa construída há dois anos em parceria com órgãos como Ministério Público e Tribunal de Contas.
"Precisamos de uma vez por todas resolver essa problemática que assola os municípios. Temos a ciência de que temos que colocar fim, mas encontramos entraves financeiros e de logística”, completou.




Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar